domingo, 5 de abril de 2015

Dona Vânia

São os artistas do mercado que nos trazem ditados e menções que nos acrescentam sapiência no nosso dia a dia de vendas. Se bem que temos exemplos do que fazer e do que não fazer, esse então temos toda hora e sempre o teremos enquanto tivermos profissionais incertos na execução da profissão "vendedor"!

Estava eu em Belo Horizonte, no estacionamento do Supermercado BH em conversa com nosso gerente de vendas e nosso supervisor na intenção de repassar as ações a serem feitas na região devido ás dificuldades encontradas quando fomos abordados por uma senhora, aproximadamente 50 anos de idade, puxando um carrinho daqueles utilizados em feira livre, adaptado com uma forma quadrada como gaveta, cheia de tortas e um garrafa de café amarrada na lateral. Não obstante ao fato de termos feito um lanche em pouco menos de meia hora, fomos abordados assim:

- Bom dia cavalheiros, pelo visto estão falando de negócios não é? Muito prazer, meu nome é Vânia e quero conhecê-los pelo nome.

Pegou na mão de cada um de nós e repetiu nosso nome assim que nos apresentamos.

- Terei imenso prazer em tê-los experimentando meu produto, e tenho certeza de que não vão se arrepender, disse ela já me abraçando e lançando aquele sorriso positivo, com quem que resolveria nosso problema.

- E o que é seu produto Dona Vânia? Perguntei.
- É uma torta de frango que eu mesma fiz Sr. Ivair, coma uma e leve outra pra sua esposa, sua noite será maravilhosa, experimenta pra ver.
Ali, mesmo cheio, me senti na obrigação de comprar uma torta pra viagem e tomei um café da Dona Vânia. Aproveitei e fiz diversas perguntas sobre como vender e conquistar clientes. E Dona Vânia nos deu uma lição do que fazer, suas palavras se encaixaram como uma luva em nossa pequena reunião de ações, tudo foi aproveitado.
Duas frase que a alegre senhora disse, me chamou atenção:

1- Nosso bem maior é o "Ser Humano", precisa ser bem tratado.
- Mas porque Dona Vânia? Pergunto.
- O "ser humano" Sr. Ivair, responde ela, é quem nos dá dinheiro. Tudo que a gente faz e vende, é pra ele, então, se o tratarmos bem o fidelizamos e conseguimos vender sempre, preste atenção nisso e fará bons negócios.

2 - É preciso conhecer o produto que vende, senão você não consegue falar bem dele e, se não falar bem dele, você não o vende, então Sr. Ivair, entenda o seu produto e venda sua satisfação.

Aquela senhora me encantou e nos deu uma lição do que fazer pra melhorarmos nossas prospecções na região. Ai eu pergunto:
- Você conhece alguma Dona Vânia?
- Já parou para conversar com um vendedor (a) experiente?

Vai lá...encontre uma Dona Vânia e boas vendas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário